O Microcomputador na evolução dos Videogames


Os computadores de grande porte surgiram na década de 70, e eram um mistério esotérico, para a maioria das pessoas naquela época. Antes do advento dos microcomputadores surgiram os videogames em 1976, com boards utilizando a antiga CPU Z80, como o tão falado e fantástico (para a época) Atari. Quem não teve este videogame pra contar história? Pois bem, na década de 80, vieram os microcomputadores e, a partir daí abriram os horizontes para as pesquisas e novidades em games.
Na década de 90, após a abertura do comércio exterior e a liberação dos importados, apareceram os games no Brasil os quais revolucionaram a tecnologia da microinformática, com os chips inteligentes, memórias etc. Naquela época o videogame Atari era o mais difundido e utilizava como microprocessador o chip CPU 6507, (8 bits) e uma memória ROM que estava embutido em um cartucho, no qual continha as informações codificadas do jogo. Logo após, surgiram outros como Odissey, com o seu microprocessador CPU 8048 (8 bits), Mega Drive (Sega), já utilizando a tecnologia de 16 bits, juntamente com o Super Nintendo. A Nintendo também lançou o último videogame que usava cartuchos, o Nintendo 64, já o seu concorrente PlayStation trouxe a revolução do driver de CD-ROM e leitor óptico.


Leia também:
Um pouco da História dos Videogames

Nenhum comentário:

Destaque

Problemas em portas USB

Embora o USB seja um barramento plug-and-play, portas ou periféricos queimados são bem mais comuns do que nas antigas portas seriais e pa...

Problemas em portas USB