Capacitores Eletrolíticos e a ESR



A ESR é um conceito muito importante sobre capacitores eletrolíticos, e significa Resistência em Série Equivalente.
Quando você compra um capacitor, além da capacitância, você leva de “brinde” uma resistência e uma bobina em série. Concentremos nossa atenção na resistência em série. Quando funcionando no circuito, o capacitor apresentará uma reatância capacitiva que dependerá da freqüência e do valor da capacitância. Quanto maior a freqüência menor será a reatância capacitiva para o mesmo valor do capacitor. A ESR do capacitor entrará em série (vetorialmente) com a reatância, provocando uma alteração no comportamento do circuito. Se a ESR for pequena, como se gostaria que fosse – e deveria ser – ela não vai “pesar” no circuito. Na prática, observa-se que à medida que o capacitor eletrolítico vai envelhecendo a ESR vai aumentando, embora a capacitância medida no capacímetro digital não apresente, muitas vezes, variação apreciável. O fato é que os eletrolíticos têm apresentado degradação cada vez mais cedo. Na verdade, esta degradação se deve ao aumento no valor da ESR, de forma indesejável. Isto não está relacionado apenas com a qualidade do eletrolítico. Há outros fatores que devem ser levados em conta, tais como:
 - O calor relativamente alto a que ficam submetidos;
 - Correntes de ripple também altas, que fazem o eletrolítico secar, provocando o aumento da ESR.
 A fuga medida pelos métodos tradicionais com o auxilio do ohmímetro também pode não apresentar valor significativo. A ESR muito elevada provoca distúrbios em circuitos que operam em freqüências relativamente altas. Antigamente a ESR não era significativa, porque as fontes lineares trabalham com freqüência baixa. Os valores da ESR variam um pouco de acordo com a qualidade do capacitor. Mas, eles devem ser baixos, ficando na faixa de centésimos de ohms, até menos de 10 Ohms. Os ohmímetros convencionais não servem para realizar esta medida, por duas razões:
 - Valores desta ordem não são medidos por eles;
 - Este é um parâmetro dinâmico, e o capacitor precisa ser submetido a uma freqüência de 100 kHz, que é como a ESR é especificada. Os valores da ESR são proporcionais a capacitância e a tensão de trabalho do capacitor.
 Existem medidores específicos para ESR, e ela só poderá ser medida com estes medidores, portanto, o auxilio dos capacímetros convencionais só terão serventia para medir capacitores que não sejam eletrolíticos, ou se estes eletrolíticos não estiverem submetidos às altas freqüências nos circuitos em que operam. Para você ter uma idéia do que a ESR alterada pode causar, podemos citar, apenas como alguns exemplos, as fontes que não partem, ou desligam “sozinhas”, e fontes chaveadas com o transistor chaveador em curto. Novamente, eu insisto e afirmo: medir a capacitância não vai lhe ajudar em nada. Uma boa sugestão é trocar todos os eletrolíticos de fontes chaveadas que tenham mais de oito anos, mesmo que a fonte ainda não tenha falhado. Esta recomendação também é válida para capacitores eletrolíticos das fontes geradas a partir da etapa horizontal de televisores e monitores. Por fim, outro detalhe importante é dar atenção à qualidade dos capacitores que você for utilizar na substituição.

Nenhum comentário:

Destaque

Problemas em portas USB

Embora o USB seja um barramento plug-and-play, portas ou periféricos queimados são bem mais comuns do que nas antigas portas seriais e pa...

Problemas em portas USB